top of page

de todo coração

DE TODO CORAÇÃO

 

Tendo como suporte principal, tábuas de corte de alimentos já utilizadas e marcadas por seu uso, artefato este que concentra uma pluralidade de significados populares que dizem respeito à manutenção mais elementar da vida, a alimentação.

É através deste suporte que procuro ampliar a esfera de relações simbólicas, deslocando a imagem do coração e de tábuas de corte de carne, para outro terreno, delicado e terrível, da vida e da morte, por fim desmistificados e laicizados. 

Em consonância com Gilbert Durant ao analisar a imagem simbólica: “O símbolo é, como a alegoria, recondução do sensível, do figurado ao significado, mas é também, pela própria natureza do significado inacessível, epifania, isto é, através do e no significante, do indizível.”. Dessa forma, a fragilidade humana é questionada, ao criar um jogo de olhares com o espectador, quando me aproprio de um objeto comum a todos reconfigurando seu significado. 


Essa reconfiguração de significados e relação, entre suporte e símbolo, traz à tona questões e evidencia sentimentos diversos oriundos de arcabouços religiosos, morais e culturais. Dispondo ao espectador a liberdade de reinterpretar essas novas significações.

bottom of page